-
Arquitetos: Seijo Peon Arquitectos
- Área: 350 m²
- Ano: 2013
-
Fotografias:Tamara Uribe Photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno desta casa possui uma geometria singular, frente à um lago, voltado para o sudoeste. O fato que as melhores vistas em potencial são geradas em tal direção, numa complicada orientação solar nesta latitude, resulta num volume que se abre ao ambiente, mas que é protegido da incidência solar, gerando um volume e uma personalidade bastante especial.
O cliente - um homem empresário e solteiro - queria uma casa moderna que as relações com o contexto foram maximizadas. Desde o início, ele nos perguntou se a geometria irregular do terreno e suas restrições em termos de alinhamento e afastamento iriam supor uma complexidade de difícil resolução projetual. Após análises preliminares, nós respondemos que a ideia de fazer uma bela casa térrea, com todos os suas solicitações e necessidades seria factível, mas evidente que o projeto não seria convencional.
O programa tem um quarto, uma sala de estar, sala de jantar e cozinha, um grande terraço e piscina como áreas sociais, além das áreas de serviços. A análise do programa e a geometria do terreno foram as linhas guias que definiram a proposta, adaptando essa realidade à criação de uma casa adaptada à realização de diferentes tipos de eventos sociais, uma das prioridades do cliente.
O acesso principal da casa é através do terraço, seguindo o eixo principal diagonal que atravessa o terreno, e a partir deste se desdobram os espaços principais; este eixo também funciona como uma divisão entre os espaços de serviço e os sociais. A sala de estar, de jantar e a cozinha são concebidas como um único espaço integrado (e podem ser eventualmente separadas) com o dormitório e os terraços.
As áreas de serviço estão localizadas nas irregularidades to terreno. O banheiro principal pode ser integrado ao banheiro quando abrem-se os painéis ao lado da cama, então o espaço inteiro se transforma numa área semi-social onde se pode curtir a vista, ver televisão, etc.
Já que a vista principal da casa (em direção ao lago) possui orientação sudoeste, nós criamos uma bela parede que age como proteção solar e permite uma integração visual completa com o contexto através de uma janela baixa. Para isso, foi necessário criar câmaras de ar para criar isolamento térmico, portanto, aproveitando uma parceria do cliente com uma empresa de estruturas metálicas, nós propomos uma parede de blocos de concreto coberta com painéis metálicos que geram múltiplas câmaras de ar e sombras. Desta maneira são geradas três câmaras de ar ao longo da parede... obviamente ajuda significativamente ao conforto térmico, mas também gera um elemento de presença escultural significativa.
O porão da casa é 'esculpido' de maneira a gerar diferentes níveis e um corpo de água. Esse corpo é que gera a piscina, o espelho d'água no acesso e o canal de água que entra na casa, atravessando-a e saindo ao lado do banheiro principal. Desta maneira, a água se torna elemento fundamental na composição que dá sentido às áreas variadas que permite que através dele, se chegue à praticamente todos os lugares.